Local / Francisco Beltrão registra primeiro caso de dengue - Notícia Rádio Educadora de Francisco Beltrão PR

Local/

Francisco Beltrão registra primeiro caso de dengue

Francisco Beltrão registra primeiro caso de dengue

Publicado em 11-07-2017 | Por Lucas Maciel | Da assessoria

A secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão, por meio do setor de endemias, confirmou nesta segunda-feira (10) o primeiro caso autóctone de dengue registrado este ano no município. Contraiu a doença um homem de 65 anos, morador no bairro Jardim Floresta. A notificação foi feita no dia 21 de junho, na unidade básica de saúde do bairro. O material foi encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), em Curitiba, e o resultado positivo foi confirmado nesta segunda-feira. Após a suspeita, o paciente foi hospitalizado e já está recuperado.

De acordo com Tania Lise, coordenadora do setor de endemias, antes de sentir os sintomas o homem esteve em vários municípios da região e pode ter contraído dengue em outro local. Mas, como o exame foi realizado em Beltrão, o caso é contabilizado para o município. O último levantamento sobre a infestação do aedes aegypti apresentou resultado de 0,9 por cento no Jardim Floresta, índice considerado baixo.

Tania relata que por se tratar do primeiro caso, a situação é considerada tranquila, mas serve de alerta para que, mesmo no inverno, as ações de prevenção sejam mantidas intensificadas. No primeiro semestre do ano passado foram registrados 189 casos autóctones e 21 importados no município. “Os números comprovam que a situação está sob controle, mas o nosso trabalho preventivo é mantido de forma permanece”, enfatiza Tania.

Neste ano, de janeiro a junho, 154 casos de dengue foram notificados. Destes, 146 já foram descartados pela Lacen, sete estão pendentes e este caso confirmando. Em relação a Chikungunya, são três casos notificados e todos descartados. No caso da zica vírus, foram três notificados, com duas descartadas e uma pendente. Nesta semana está em andamento o levantamento para verificar o índice de infestação do mosquito aedes. O resultado será divulgado na sexta-feira (14).

 

 

Comente:
Leia mais:

Corpo de Bombeiros controla princípio de incêndio em residência

Policiais visitam recém-nascida socorrida na terça-feira

Em ato heroico, policiais militares salvam criança de apenas 12 dias

Incêndio destrói residência de madeira no bairro Alvorada

Aniversário da Polícia Militar do Paraná é comemorado com homenagens

Atendimento pelo SUS no Hospital São Francisco é prorrogado por mais 90 dias

Rapaz morre no hospital após acidente em Francisco Beltrão

Avião faz pouso forçado em Francisco Beltrão

Jovens ficam feridas em acidente na Avenida General Osório

Prefeitura não vai mais recolher lixo que não esteja devidamente separado